Saiba o que é ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil

São muitos os conceitos do mundo corporativo que o empreendedor deve conhecer para conseguir gerenciar seu negócio com sucesso. Alguns desses são o ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil. Esses são indicadores que permitem que os gestores saibam melhor como devem administrar o negócio para obter lucro.

Esse é um assunto bastante relevante para exercer a boa gestão de uma clínica. Quer saber o porquê? Então, continue conosco e saiba como funciona cada um desses pontos, suas importâncias, como calculá-los e outros tópicos relevantes. Boa leitura!

Qual é o conceito de ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil?

De forma geral, o ponto de equilíbrio consiste no encontro entre as entradas (receitas) e saídas (custos e despesas), ou seja, as contas dessas duas naturezas se igualam e resultam em zero.

Se a receita da empresa for superior ao ponto de equilíbrio, isso significa que a clínica lucrou. Por outro lado, se o faturamento for menor ao ponto, houve prejuízos. Esse conceito é mais complexo que muitos pensam e ainda se desdobra em três vertentes; confira-as abaixo.

Ponto de equilíbrio financeiro (PEF)

Também chamado de ponto de equilíbrio de caixa, aqui não são consideradas a depreciação e amortização. A primeira é um desgaste natural resultante do uso do bem pela empresa, enquanto a depreciação consiste na diminuição sistemática do valor pelo decorrer do tempo (não envolve o uso).

Para calcular essa métrica, utiliza-se a fórmula:

PEF = (saídas fixas – gastos não desembolsáveis) / margem de contribuição

A margem de contribuição é a quantia de capital que sobra da receita depois da venda de serviços ou produtos.

Esse ponto não considera gastos que não saem do caixa, o que mostra exatamente o quanto você precisa vender para ter o lucro zerado. Por outro lado, ele não prepara você para a troca de equipamentos e máquinas no futuro.

Ponto de equilíbrio econômico (PEE)

Aqui a empresa estabelece um lucro mínimo que deve ser alcançado pela empresa, sendo que esse valor representará uma remuneração ao capital investido. A fórmula é a seguinte:

PEE = (saídas fixas + lucros desejados) / margem de contribuição

Esse ponto deve ser aplicado juntamente ao de equilíbrio contábil (que será explicado a seguir), pois te ajuda a saber a quantidade de serviços ou produtos a serem vendidos para ter o retorno desejado.

Ponto de equilíbrio contábil (PEC)

Esse é o mais comum de ser utilizado nas organizações, já que considera todos os gastos de forma geral. O ponto considera os demonstrativos contábeis e demonstra quanto será necessário vender para ter o lucro zero. Confira a fórmula da PEC:

PEC = saídas fixas / margem de contribuição

Qual é a importância de entender e analisar cada um desses pontos?

Durante a gestão de uma clínica, é crucial aplicar esses conceitos para manter a organização financeira. Por exemplo, imagine que os gastos fixos de uma clínica seja em torno de R$ 10 mil mensais e a margem de contribuição seja de 20%, o valor do PEC seria de R$ 50 mil.

Também é preciso calcular os pontos de equilíbrio financeiro e econômico para ter uma visão geral do negócio, observando os gastos em amortização e depreciação, bem como saber a receita necessária para ter o lucro mínimo desejado.

Porém, é importante contar com apoio de profissionais especializados na área médica para garantir que a clínica tenha uma visão completa da gestão, já que eles também fornecem conhecimentos relevantes para melhor gerenciar suas finanças, além de reduzir a carga tributária e evitar problemas legais.

Ao entender o que é e como funciona o ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil, você poderá se planejar tanto em curto como em longo prazo, além de determinar melhor os preços a serem cobrados em cada atendimento e tratamento.

Agora que você já entendeu como calcular os ganhos mínimos do negócio, saiba como aumentar o faturamento de uma clínica médica!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.