indicadores financeiros

5 indicadores financeiros para acompanhar na clínica!

Um bom gestor sempre se preocupa com a situação econômica da sua clínica, mas nem sempre ele sabe como realizar análises mais aprofundadas sobre as finanças do negócio. Esse problema é solucionado ao aplicar os indicadores financeiros, métricas que auxiliam na superação de desafios e na tomada de decisões.

Quer saber o que são esses indicadores e quais são os 5 mais importantes a serem acompanhados pela clínica? Então continue lendo este artigo para encontrar as respostas para essas perguntas.

Além disso, também explicamos outro conceito importante chamado de BI e como ele contribui para o acompanhamento. Confira!

O que são indicadores financeiros e qual sua importância?

Os indicadores financeiros são métricas aplicadas periodicamente sobre o negócio e que fornecem informações que auxiliam na análise da performance organizacional e na tomada de decisões.

Muitas vezes um gestor acredita que seu negócio está dando lucros ao longo do exercício, porém é surpreendido com resultados no vermelho no final do ano e não é capaz de identificar precisamente onde estão os prejuízos.

Os indicadores resolvem esse problema ao garantir uma visão clara, transparente e real da empresa.

Quais são os 5 principais indicadores financeiros para clínicas?

Cada indicador é responsável por mensurar e apresentar dados específicos sobre aspectos variados do negócio, por essa razão é recomendável que sejam aplicados, no mínimo, os 5 listados abaixo para obter uma visão mais ampla do negócio.

1. Retorno sobre investimento (ROI)

Demonstra a quantia de dinheiro que a clínica está obtendo, os ganhos ou as perdas com cada investimento, sendo possível saber se novas estratégias de marketing, eventos, aquisições, entre outras operações compensaram ou não. A fórmula para calcular esse indicador é bem simples:

ROI = (Ganhos Conquistados – Investimentos iniciais) / Investimentos iniciais

O resultado indicará o valor agregado ou não à empresa por real investido.

2. Margem bruta

Essa é uma das métricas mais populares nas empresas, pois indica quanto foi ganho em cada serviço prestado, considerando eventuais custos necessários para a venda do serviço. Ela é calculada da seguinte forma:

Margem bruta = Lucros brutos / Receita total x 100

A conta resulta em uma porcentagem ganha sobre o total das vendas.

3. Margem EBITDA

Também conhecida como LAJIDA no Brasil — que significa Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização —, ela evidencia quanto foi gerado no caixa da clínica contando com os seguintes gastos:

  • amortização: redução de uma dívida através de pagamentos periódicos;
  • depreciação: perda de valor de um bem por desgaste ou uso;
  • juros: percentual sobre eventuais dívidas da clínica;
  • impostos: todos os tributos incidentes sobre a receita da clínica, como IRPJ, CSLL, ISS, entre outros.

A fórmula desse indicador é:

Margem EBITDA = Depreciações + Amortizações + Lucros Operacionais Líquidos

4. Margem Líquida

Indica o que sobrou da receita depois de subtrair todos os gastos, evidenciando os ganhos reais sobre as vendas.

Trata-se de uma meta importante por estar ligada ao seu crescimento: quanto maior a margem líquida, maior será o dinheiro em caixa para expandir o negócio, fazer investimentos, bancar projetos etc. Veja como ela é calculada:

Margem líquida = (Lucros líquidos / Total das vendas) x 100

5. Ponto de equilíbrio

Trata-se do equilíbrio das contas da empresa, esse indicador traz o valor exato em que as receitas e as despesas se igualam, ou seja, o lucro é zero. Isso é importante para identificar qual o ganho necessário para a clínica começar a lucrar. Sua fórmula é:

Ponto de equilíbrio = Despesas fixas / Margem de Contribuição

Qual é o conceito de BI e como ele contribui nesse acompanhamento?

Business Intelligence (BI) é uma tecnologia que permite fazer análises mais específicas sobre as metas do negócio.

Além de um bom sistema para clínicas gerar os indicadores automaticamente e em tempo real, o BI apresenta as tendências do comportamento dos clientes, o alcance de metas, as projeções de vendas, entre outros, aperfeiçoando ainda mais a tomada de decisões.

Os indicadores financeiros são instrumentos fundamentalmente importantes para o sucesso de qualquer clínica. Mas é imprescindível o suporte de um profissionais especializados para garantir que os cálculos sejam feitos de forma ágil, completa e sem erros.

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