como fazer um planejamento estratégico de uma clinica

5 dicas de como fazer um planejamento estratégico de uma clínica

Para que o gestor da área da saúde consiga sucesso no seu negócio é fundamental saber como fazer um planejamento estratégico de uma clínica. Esse é um documento importante para qualquer empresa, já que nele são definidas a identidade organizacional, metas, objetivos, dentre outros fatores corporativos.

Para garantir a sobrevivência e continuidade dos negócios de nossos leitores, trazemos neste post as 5 dicas imprescindíveis para a elaboração de planejamento estratégico sólido, eficiente e capaz de superar os desafios da clínica. Boa leitura!

As 5 dicas de como fazer um planejamento estratégico de uma clínica

Não há um padrão universal para estruturar um planejamento estratégico, sendo necessário observar as peculiaridades do seu negócio. Por isso listamos os elementos mínimos que devem estar presentes no planejamento de uma clínica. Entenda-os abaixo.

1. Crie uma identidade organizacional

Essa identidade forma a cultura organizacional da clínica, o que traz os seus fundamentos e sua personalidade, bem como orienta as decisões tomadas. Há três conceitos que devem ser bem trabalhados pelos empreendedores para desenvolvê-la:

  1. missão: razão de existência da clínica, deve-se lembrar por qual ela foi constituída;
  2. visão: propósito da empresa a longo prazo, como uma grande conquista ou expansão no mercado;
  3. valores: conjunto de princípios que determinam como o negócio se porta no mercado e sociedade.

2. Estabeleça metas e objetivos

Os objetivos são descrições amplas do que se pretende alcançar — como otimizar o tempo no consultório —, já metas são definições específicas, quantitativas e com prazo determinado.

No caso das clínicas será preciso determinar novas metas conforme novos procedimentos são instalados e serviços oferecidos. Além disso, é fundamental que sejam metas que preencham as características SMART:

  • S (specific) — específica: bem determinada;
  • M (measurable) — mensurável: desempenho avaliável;
  • A (attainable) — atingível: possível de ser alcançada;
  • R (relevant) — relevante: agregue valor à empresa;
  • T (time based) — temporal: com tempo limite para ser atingida.

3. Crie um cronograma

Estabeleça no planejamento datas de início e fim para todos os objetivos e metas da empresa, para implementação de novos processos e projetos, realização de cursos de atualização, dentre outros atos.

Além disso, crie um cronograma para fazer uma avaliação geral da clínica e atualização do planejamento estratégico com o objetivo de se manter atualizado, bem como identificar e corrigir problemas caso algo esteja errado. Recomendamos que essa atividade seja feita a cada 6 meses.

4. Analise os pontos fortes e fracos

É fundamental conhecer profundamente a sua clínica para encontrar seus pontos fortes e maximizá-los, bem como identificar os pontos fracos para superá-los. A análise pode ser feita pela matriz SWOT (ou FOFA) em português. Entenda-a melhor:

  • S (strength) — forças: vantagens internas da empresa, como serviços de melhor qualidade ou preço;
  • W (weakness) — fraquezas: desvantagens internas, temos como exemplo uma equipe desmotivada;
  • O (opportunities) — oportunidades: fatores externos que auxiliam no negócio, como uma mudança legislativa;
  • T (threats) — ameaças: fatores externos que prejudicam o negócio, como retração da economia.

5. Estude a concorrência

Além de conhecer a própria clínica, é fundamental fazer uma análise competitiva para entender o comportamento dos demais concorrentes no mercado. Essa pesquisa permitirá que você se inspire nos acertos dos concorrentes e evite seus erros. Os estudos devem incluir, no mínimo:

  • preços;
  • forças e fraquezas;
  • qualidade da pós-venda;
  • estratégias de marketing;
  • diferenciais competitivos;
  • posicionamentos na internet;
  • qualidade dos serviços e do atendimento;
  • dentre outros.

Ao entender como fazer um planejamento estratégico de uma clínica, você tem em mãos um efetivo instrumento que auxiliará no crescimento do negócio no mercado.Também recomendamos que seja solicitado o suporte de profissionais especializados para garantir que tudo seja feito da forma mais vantajosa possível para sua clínica.

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